BNDES - MATA ATLÂNTICA

Alavancando a cadeia
de restauração florestal
na Floresta com Araucárias

O PROJETO DE RESTAURAÇÃO

Como funciona?

O Araucária+ está estruturando uma rede de parceiros para alavancar ações de restauração em áreas de ocorrência de Mata Atlântica no Sul do Brasil. Por meio da Chamada Pública Restauração Ecológica Foco 01/2015 foi firmada uma parceria entre a Fundação CERTI e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - Iniciativa Mata Atlântica, para o projeto “Mais Floresta com Araucárias” que está desenvolvendo uma cadeia de restauração no estado de Santa Catarina para inicialmente reflorestar 262 hectares de Floresta com Araucárias, do Bioma Mata Atlântica, envolvendo Áreas de Preservação Permanente (APPs) de pequenos produtores rurais, Reserva Privada de Patrimônio Nacional (RPPN) e áreas de Reserva Legal em Assentamentos da Reforma Agrária todas em regiões de alta relevância para a conservação da biodiversidade e de menores IDHs do estado de Santa Catarina. 


Para desenvolver esta cadeia de restauração o Araucária+ reuniu diferentes tipos de atores, contando com o envolvimento direto de instituições como a Fundação CERTI, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais (NPFT), o INCRA, a empresa BAESA, além de outros parceiros.


Os desafios para a estruturação de uma cadeia de restauração são superados pela diversidade e integração de esforços entre os atores envolvidos. O projeto conta com identificação um mapeamento detalhado das características das áreas a serem restauradas e a identificação de matrizes correspondentes para a coleta de sementes e desenvolvimento das mudas, bem como a estratégia de restauração mais adequada para cada área-alvo. Além do envolvimento de viveiros parceiros, foram implementados viveiros florestais na UDESC e IFSC, cuja estrutura será mantida após o término do projeto para a continuidade das ações de restauração e formação de jovens especialistas junto à novas demandas de reflorestamento de Mata Atlântica. 


Conforme o previsto em lei para cada perfil de área, quando pertinente, serão utilizadas espécies nativas com potencial de uso econômico nas propriedades rurais e assentamentos, buscando incentivar um uso sustentável dessas áreas e fomentar a recuperação de áreas adicionais por meio de Sistemas Agroflorestais - SAFs.


Esta cadeia de restauração fortalece as estratégias do Araucária+ para o desenvolvimento de um Ecossistema de Inovação para a Floresta com Araucárias, unindo as potencialidades do uso sustentável da biodiversidade brasileira, a manutenção e recuperação dos Serviços Ecossistêmicos nas áreas envolvidas e o desenvolvimento sustentável das comunidades associadas a este ecossistema natural tão simbólico e ameaçado que é a Floresta com Araucárias. 

MAIS INFORMAÇÕES

Contexto institucional

Acesse mais informações clicando abaixo nas marcas das instituições responsáveis pela execução deste projeto. 

EXECUÇÃO

logo_certi_horizontal.png

APOIO

header_BNDES-01.png

© 2020 by Araucária+